quarta-feira, 7 de março de 2012

Programação

Informações adicionais para a resolução de problemas envolvendo a arte de programar

A tarefa de resolver problema, em geral é feita de forma empírica e desorganizada. Neste momento o mais importante é O QUE FAZER e não COMO FAZER (qual linguagem e em qual computador). A capacidade de resolução de problema é uma habilidade a ser adquirida e a obtenção desta capacidade é conseguida através de Conhecimento e Destreza. O Conhecimento, em termos de resolução de problemas é adquirido pelo estudo e está relacionado a que táticas, estratégias e planos a ser usado e quando. A Destreza é adquirida pela prática. A experiência no uso do conhecimento nos dá mais agilidade na solução de problemas.

Pedaço de Informação: letras – sílabas – palavras
Memória: Usada para lembrar o problema, procurar problemas semelhantes e manter um histórico das tentativas bem ou mal sucedidas.
Longo prazo: guarda experiências passadas e tudo que sabemos, é ilimitada.
Curto prazo: capacidade bem menor, porém a velocidade de recuperação é bem maior que a de longo prazo.
 
Externa: Registro ex. lápis e papel.
Processamento: Não podemos alterar de forma significativa a nossa velocidade de processamento, porém podemos aprender a evitar processamento inútil.
Estalo: Quando descobrimos o que é necessário para resolver facilmente um problema.
Quadro: Modelo mental de um objeto ou situação. O modelo básico é genérico, porém um quadro pode facilmente acomodar detalhes adicionais. Existem quadros que podem ser combinados e outros que não possuem a menor relação entre si.
Recodificação: Toda informação captada, através dos órgãos dos sentidos é “codificada” na nossa memória. Quando mostrar a informação que está armazenada na nossa memória, precisamos “recodificá-la”. Neste processo muito da qualidade da informação pode ter sido perdida, pois foi codificada e recodificada.
Estratégias: Métodos genéricos de solução, aplicáveis a várias classes de problemas.
Táticas: Métodos específicos, restritos a uma classe de problemas.
Principais estratégias a serem seguidas na resolução de um problema:
Especifique o problema claramente e entenda-o completamente.
- Torne explicito as regras e dados implícitos;
- Elimine os detalhes supérfluos;
- Entre no problema;
- Use todas as informações disponíveis;
- Decomponha o problema;
- Trabalhe para trás.
Afinidades: Podemos chegar à solução de um problema resolvendo problemas afins.
Notação: É através de uma notação que conseguimos descrever uma situação. Quando Estamos resolvendo um problema, fica evidente como a escolha da notação adequada é importante. A dificuldade de se chegar a uma solução pode estar fortemente relacionada com a qualidade e adequabilidade da notação escolhida. Símbolos e operadores são os dois componentes fundamentais da notação. Como exemplos de notações usadas para resolver problemas citam-se diagramas, tabelas, linguagens simbólicas, linguagens estruturadas, dentre outros.


Silvana Rossy de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário